CGE apresenta principais atividades do 1º semestre de 2016

reuniao-1semestre1

Auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) se reuniram nesta segunda-feira (01º) para elencar as atividades realizadas no primeiro semestre deste ano. Entre as ações de maior destaque estão o monitoramento de obras estratégicas e o trabalho na folha de pagamento dos servidores do Estado. A reunião teve como objetivo apresentar as principais ações da CGE no semestre.

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes avalia os seis primeiros meses de 2016 de maneira positiva. “Conseguimos trazer avanços para a instituição, o governador foi sensível e dentro das possibilidades financeiras e trouxe algumas melhorias para a classe. A intenção é manter o trabalho. Acreditamos que foi um trabalho que tem mostrado resultados para o governador, para os gestores e para a população e vamos fazer ajustes que forem necessários e manter a mesma diretriz de controle preventivo e concomitante”, explicou o controlador.

reuniao-1semestre5

Ao longo deste ano, vários trabalhos importantes foram realizados pela Controladoria. Uma das principais atividades consistiu na auditoria na folha realizada nas Secretarias de Saúde, Educação e Justiça, que pode gerar economia de mais de R$ 3 milhões por mês, caso as recomendações da CGE sejam atendidas.

Outra ação importante foi o monitoramento do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), que permitiu ao Estado o oportuno recebimento de recursos federais por meio da celebração de novos convênios, bem como firmar operações de crédito, garantindo recursos para o desenvolvimento do Estado.

Além disso, a CGE realizou monitoramento de obras e acompanhamento de projetos de Parcerias Público Privadas (PPP) do Estado, realizou pareceres que garantiram economia efetiva de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos, bem como o trabalho junto às Secretarias de Saúde, Educação e Administração, realizados pelos auditores setoriais da CGE.

reuniao-1semestre2

reuniao-1semestre3

Outra contribuição da CGE para o controle de despesas se refere ao trabalho de padronização das rotinas administrativas que resultou na elaboração de manuais operacionais.

“Ao longo do semestre também tivemos o lançamento do aplicativo Gestão Transparente que foi algo novo para sociedade piauiense, inclusive fomos homenageados por conta disso. Aumentamos nossa nota na avaliação da transparência feita pelo Ministério Público Federal (MPF), saímos de 7.2 para 8.3; percebemos que o governador começou a envolver mais a Controladoria nas grandes decisões, com nosso auxílio técnico. E tivemos outros resultados analisando preventivamente várias licitações do Estado. A avaliação da folha de pagamento já trouxe resultados relevantes e há outras grandes obras e projetos que a Controladoria está monitorando a pedido do governador. Para o segundo semestre, vamos manter as diretrizes, sempre buscando aprimorar o que for necessário”, completou.

O relatório completo das atividades do 1º semestre de 2016 está sendo produzido.

reuniao-1semestre4