Câmara Municipal de Teresina conhece Portal da Transparência do Estado

cge-cmt-1108

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) está auxiliando a Câmara Municipal de Teresina a aperfeiçoar o Portal da Transparência do Legislativo Municipal. Na manhã de terça-feira (11), o diretor financeiro da Câmara, Juraci Oliveira, e o analista de informática da CMT, Hudson Luz, visitaram a CGE objetivando conhecer as ferramentas utilizadas para atualização e acesso às informações do Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual, gerenciado pela Controladoria.

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, auditor governamental Márcio Barros, recebeu os representantes da Câmara e orientou-os para o atendimento de questões importantes a serem levadas em consideração com o intuito de melhorar o acesso às informações da casa pelo cidadão.

“A usabilidade, a série histórica e o conteúdo são importantes parâmetros de avaliação dos Portais de Transparência. Atualmente, as informações são disponibilizadas pela Câmara de forma estática, ou seja, via formulários PDF. O ideal, segundo os sites que avaliam a qualidade da transparência dos entes federativos, é que as consultas sejam realizadas via formulários dinâmicos de pesquisa para que, dessa forma, o cidadão obtenha uma informação mais personalizada”, informou.

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, reafirmou o apoio ao órgão e reforçou a necessidade de se ter a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, além de um Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).

Juraci Oliveira disse que o suporte da CGE tem sido importante neste momento de adequação. “Sem sombra de dúvidas, a CGE tem sido um colaborador importante para a Câmara Municipal de Teresina no sentido de proporcionar as informações necessárias ao controle social. Essas orientações são de fundamental importância, pois facilitam nosso trabalho com vistas à prestação de um serviço de melhor qualidade à sociedade”, considerou.

Na segunda-feira (10), o auditor Márcio Barros esteve na Câmara Municipal de Teresina, juntamente com o analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (Regional - Piauí) Edilson Lima, a pedido do presidente da Casa, Luiz Lobão, para prestar orientações.

Na reunião, estiveram presentes o analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (Regional - Piauí) Edilson Lima, o presidente da Câmara, além do vereador Edvaldo Marques, o diretor geral da Câmara Municipal Pedro Mendes, o diretor financeiro da CMT e analista de informática da CMT.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal disse que a dotação orçamentária e financeira já está no Portal, mas, nesta fase, o apoio da CGE e da CGU é fundamental para que o acesso a essas informações seja melhorado.

“Temos que aprimorar a forma de acesso ao nosso portal e estamos tentando melhorar. Este é um processo evolutivo das instituições públicas e a Câmara não fica excluída desse processo”, afirmou.