Mapa do SiteOutlook Mail

Auditores são capacitados para acompanhamento do SIAFE-PI

PDF Imprimir E-mail

 

Auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado (CGE) participam até a sexta-feira (30) de treinamento para orientar como gerir o Sistema de Administração Financeira do Estado. 

SIAFEPI

O Siafe-PI foi implantado no Estado desde 1º de janeiro de 2017 e vem a substituir o Siafem. A plataforma está moderna, mais dinâmica, com linguagem do sistema mais acessível, segundo o auditor Governamental Bruno Figueiredo, que apresentou o novo sistema aos auditores.  

Ele fez uma apresentação geral do sistema para efeito de controle, dentro das atribuições da CGE no que diz respeito às consultas e acompanhamentos das unidades gestoras, verificando empenho, orçamento, execução financeira, acompanhamento e apresentação dos relatórios. 

“O Siafe-PI vem com proposta de incorporar muitas informações que o Siafem tinha, para que fique apenas em um sistema. O fornecimento de relatórios, por exemplo, se torna muito mais dinâmico, mais ágil e a linguagem tanto para o servidor que vai executar quanto para a Controladoria que vai acompanhar essa execução, ficou muito mais fácil”, destacou. 

SIAFEPI2

O Siafe-PI é utilizado por todas as unidades gestoras do Governo Estadual e os poderes legislativo e judiciário também usam o sistema. A Secretaria de Estado da Fazenda é o órgão gestor do sistema, e a CGE, assim como a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) fazem parte da gestão do sistema, cada um com sua função. “A Sefaz atua na codificação, contabilidade; enquanto a Seplan entra nessa parte de planejamento. Já a ATI e a CGE atuam no acompanhamento do sistema, sendo que a CGE diz respeito ao controle, fazendo testes devidos, um paralelo com o Portal da Transparência, e com melhorias no sistema e relatórios que são criados para verificar se estão de acordo, se realmente apresentam de forma fidedigna a informação a qual se propõe”, explicou. 

 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar