Auditores da CGE realizam palestras em São João do Piauí

Os auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE), André Jung Batista e Antônio Filho, participaram, nos dias 02 e 03 de julho, do XXI Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, em São João do Piauí. O evento foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e teve mais de 400 pessoas inscritas.
seminario 3
A programação da abertura contou com três palestras. Na primeira, o conselheiro substituto, Delano Câmara, explanou sobre a função do Tribunal de Contas, suas responsabilidades e como age na fiscalização dos recursos públicos. A auditora fiscal de controle externo do TCE-PI, Andrea Paiva, apresentou ao público as principais
falhas nas prestações de contas, como atraso ou não envio das prestações de contas mensais; ausência de licitação ou fracionamento de despesa; emissão de cheque sem fundo; contratação de servidores sem concurso ou teste seletivo; entre outros.
André Batista, que representou o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, fechou o primeiro dia de evento, apresentando os principais tópicos quanto ao controle interno, ressaltando a sua importância, bem como o que deve ser feito para fortalecê-lo.
seminario 2
O segundo dia de evento continuou com minicursos e palestras. Um dos assuntos abordados foi o "Fortalecimento do Controle e Cidadania através da Ouvidoria", tema da palestra do auditor governamental da CGE, Antônio Filho. O evento encerrou no sábado (04).

Prefeitos, vereadores e servidores dos municípios circunvizinhos a São João do Piauí marcaram presença no evento. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, elogiou a ação por estimular a aproximação da população da gestão pública. “O Brasil está evoluindo em transparência, portanto, para uma efetiva participação do controle social, naturalmente isso torna o poder público mais eficiente. A administração é algo complexo, por isso, é primordial a capacitação para alcançarmos uma gestão transparente e moderna”.

Com informações e fotos do TCE/PI