Mapa do SiteOutlook Mail

Auditores são capacitados para aprimorar processos de trabalho

PDF Imprimir E-mail

treinamento0408

Auditores da CGE passam por capacitação para aprimorar processos de trabalho
 
Auditores da Controladoria-Geral do Piauí (CGE) participam até a sexta-feira (07), de curso de capacitação realizado pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), referência mundial em Auditoria Interna. A iniciativa tem a finalidade de uniformizar conceitos e práticas internacionais entre os auditores da CGE-PI. A capacitação iniciou nesta terça (04) e ocorre no auditório da ATI, no Centro Administrativo, em Teresina.
O instrutor do curso, Eduardo Person Pardini, tem 35 anos de experiência, 15 em auditoria, e vai abordar nos quatro dias de curso, conhecimentos sobre os tipos de auditoria interna, normas internacionais, Código de Ética do auditor, metodologia de auditoria e possíveis melhorias. "O curso é bastante abrangente e vamos tentar unir todos os conceitos e traduzir para uma realidade da CGE, como órgão de controle público, trazendo todos esses conceitos para o dia a dia dos participantes", explica.
 

treinamento20408Secretário Executivo da CGM de Fortaleza, Wilfrido Rocha; controlador-geral Darcy Siqueira; e instrutor Eduardo Person Pardini

O controlador-geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira, ressalta que após a auto-avaliação da CGE sobre a maturidade em Auditoria Interna, realizada no primeiro semestre deste ano, com base no modelo Internal Audit Capability Model (IA-CM) para o setor público, a Controladoria elencou ações para aperfeiçoar os trabalhos no Estado. A capacitação dos auditores faz parte das estratégias de melhorias a serem implementadas com o intuito de aumentar a eficiência do controle interno.

“Nós passamos pelo processo de avaliação da consultora Libby MacRae e no resultado desse trabalho ela nos indicou vários caminhos para poder aprimorar nossos trabalhos. Um deles é a uniformização de conceitos, de procedimentos. Vamos nos capacitar com um instituto que tem know how internacional, com instrutor que tem bastante experiência e o próximo passo é definirmos esses procedimentos, como por exemplo, papéis de trabalhos pré-definidos”.
De acordo com Darcy Siqueira, após a capacitação, serão formadas comissões para estabelecer os padrões de procedimentos.
O secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Wilfrido Rocha Neto, também participa da capacitação para levar conhecimentos ao órgão de Controle Interno da capital cearense.
“Nós temos o mesmo projeto que é de autoavaliação, a CGE-PI foi um dos piloto e nós participaremos da próxima fase e faremos a autoavaliação até o final do ano, no mesmo projeto dentro do conceito Conaci e Banco Mundial de avaliar o sistema de controle interno para propor ações de melhorias. Embora tenhamos estrutura um pouco menor do que a do Piauí, temos os mesmos propósitos de melhoria da gestão e da eficiência do controle interno”, disse Wilfrido Rocha.

treinamento30408

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar