Mapa do SiteOutlook Mail

Auditores da CGE conhecem nova ferramenta de controle de despesas

PDF Imprimir E-mail

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) lançou, neste mês, o SINCIN – Sistema de Controle Interno, que visa o controle da execução orçamentária dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Além dos servidores envolvidos na utilização da ferramenta, os auditores governamentais também receberam orientações sobre o uso do sistema, na manhã desta quarta-feira (26). 

ferramenta2

O auditor governamental Alan Soares, da Gerência de Tecnologia da Informação da CGE, apresentou a ferramenta aos auditores. 

 “Conforme o tipo de despesa, será apresentado um questionário (“Check List”) com perguntas referentes a diversos aspectos da despesa. De modo geral, as respostas negativas representarão algum erro ou falha a ser sanada. Ao final da análise, é gerado um relatório que conterá uma conclusão sobre o prosseguimento ou não da despesa”, explicou. 

ferramenta3

O projeto piloto será, inicialmente, aplicado em sete órgãos do Estado e deve ser ampliado para todos os órgãos a partir de junho. 

De acordo com Alan Soares, a ferramenta auxilia na análise dos procedimentos de despesa e assegura a observância às normas legais e regulamentares. 

“Além de assegurar que as normas estejam sendo cumpridas, o sistema vai permitir ao gestor uma maior segurança quanto às despesas que estão sendo realizadas no órgão, evitando sanções pelos diversos órgãos de controle. O sistema otimizará o fluxo de processos de despesas, diminuindo os desperdícios e o retrabalho. O banco de informações de todo o Estado permitirá ainda uma melhoria na tomada de decisões, otimizando a utilização dos recursos públicos”, ressaltou.

ferramenta1

 

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar