Auditores da CGE apresentam relatório trimestral de atividades

Auditores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (10) para apresentar o relatório de atividades referente aos meses de abril, maio e junho deste ano. Cada gerência apresentou as ações realizadas no trimestre e auditores discutiram questões para aperfeiçoar os trabalhos da CGE.

A CGE, como órgão de assessoramento direto do Poder Executivo Estadual, intensificou, neste semestre, o papel orientativo, por meio de capacitações dos servidores e acompanhamento junto aos órgãos.

reuniao-2-trimestre

O trabalho de monitoramento do CAUC foi destaque, uma vez que o Estado conseguiu sair da inadimplência. No segundo trimestre, foram realizados 10 relatórios de acompanhamento da Regularidade Fiscal, 48 notificações aos órgãos, além da análise de processos de convênios a fim de garantir a regular aplicação dos recursos públicos. No setor de obras, foram analisados 17 produtos, com volume fiscalizado de R$ 34 milhões.

No mesmo período foram realizadas 120 orientações técnicas informais, além de reuniões com órgãos para garantir a regularidade fiscal/previdenciária e visitas de acompanhamento aos Núcleos de Controle de Gestão dos órgãos e entidades estaduais.

Nesse período, também foram realizados oito treinamentos, sendo dois sobre o Sistema de Monitoramento de Convênios do Estado (SISCON) e seis sobre obras. Ao todo, 311 pessoas foram capacitadas pela CGE.  A CGE também realizou auditorias e análises de contratos com o propósito de garantir a correta aplicação dos recursos públicos. A CGE também buscar aperfeiçoar os trabalhos internos, com o desenvolvimento de uma ferramenta de Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

darcy-reuniao-2-trimestre

Na ocasião, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, apresentou os resultados de sua participação na 15ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que aconteceu em Brasília, nos dias 02 e 03 de julho. Darcy Siqueira destacou o projeto do Banco Mundial em parceria com o Conaci no qual o Piauí foi piloto e que será expandido para outros Estados. Ele disse que após a auto-avaliação da maturidade em Auditoria Interna realizada com a ferramenta IA-CM, a Controladoria precisa institucionalizar os procedimentos de trabalho

“Precisamos institucionalizar nossos procedimentos. Temos que ter uma uniformização. O projeto foi importante para mostrarmos onde podemos melhorar e já estamos trabalhando para aperfeiçoar nossos trabalhos. Montamos um plano de ação e estamos pondo em prática. Mas precisamos avaliar periodicamente nossas ações. Por isso, propomos ao Conaci um prazo para realização da auto-avaliação para que possamos estar sempre buscando evoluir”, explicou o controlador. Darcy Siqueira ressaltou ainda que a capacitação dos técnicos da Controladoria é fundamental para o aperfeiçoamento dos trabalhos.

reuniao-2-trimestre2