Auditores apresentam atividades do 3º trimestre de 2015

cge-trimestre3

Os auditores da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) apresentaram na manhã desta quinta-feira (01), as atividades referentes aos meses de julho, agosto e setembro. Esta é a terceira reunião do ano voltada para compartilhar as ações das gerências e discutir práticas com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos de controle interno.

Entre as atividades apresentadas foi destacado o trabalho diário de monitoramento do CAUC e da regularidade do Estado. Segundo levantamento da Gerência de Convênios da CGE, o monitoramento de Convênios Federais permitiu ao Estado receber R$ 32,8 milhões de recursos (acumulado no ano) e uma economia potencial de mais de R$ 13,3 milhões de recursos que teriam de ser devolvidos.

No que se refere a obras, a CGE fiscalizou, no terceiro trimestre deste ano, mais de R$ 18 milhões.

Na ocasião, também foram abordados os trabalhos realizados pelos auditores setoriais nas Secretarias de Educação (Seduc), de Saúde (Sesapi) e de Administração (Sead). Na Secretaria de Educação, por exemplo, foram emitidos 22 pareceres de convênios federais, execução de contratos, procedimentos licitatórios, transporte escolar, serviços de publicidade, classificação orçamentária e aquisição de bicicletas. Esses trabalhos resultaram na retenção de garantia no montante de R$ 74 milhões, economia ao erário de R$ 607 mil e suspensão de pagamentos de R$ 3,6 milhões.

cge-trimestre2

Na área de Tecnologia da Informação, destaca-se o aplicativo para dispositivos móveis que permitirá uma maior interação da CGE com a sociedade. A ferramenta é resultado de Cooperação Técnica entre a CGE e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O Portal da Transparência também ganhou novas funcionalidades, uma delas foi a inclusão de ferramentas de pesquisa no módulo de Convênios.

Os esforços de acompanhamento dos Núcleos de Controle de Gestão dos órgãos também resultou em uma redução significativa de cerca de 80% dos pedidos de informação por meio do e-SIC.

Na ocasião, o controlador-geral Darcy Siqueira, destacou as parcerias firmadas durante viagem a Brasília, na semana passada, para capacitar os auditores da CGE. “Consegui projetos para capacitar nossos auditores com o TCU e a Editora Fórum. Além disso, firmamos o Termo de Cooperação Técnica com a CGU para implantarmos no Piauí o projeto Observatório da Despesa Pública Estadual (ODP.Estadual)”, disse Darcy Siqueira.

cge-trimestre

“Estamos sendo referência por causa das nossas ações em realizar novos projetos para engrandecer a Controladoria. Esses esforços são conjuntos e eu acredito no potencial dos nossos auditores para que possamos, em 2018, ser um órgão de reconhecimento e excelência”, destacou Darcy Siqueira.

Por último, foi apresentado o andamento do projeto de modernização da CGE, resultado da parceria entre o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno. Atualmente, há dois grupos de trabalho formados com o propósito de aprimorar os processos de trabalho. Um deles é  a revisão do Manual de Auditoria Interna do órgão para uniformizar procedimentos e práticas, além de atualizá-los de acordo com as novas normas vigentes, estabelecidas pelo Instituto de Auditores Internos (IIA).