Audiência no TCE discute desafios da Junta Comercial do Piauí

audiencia-jucepi-no-tce2

Uma audiência pública foi realizada na manhã desta terça-feira (28), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para tratar das dificuldades e desafios da Junta Comercial do Estado (Jucepi). O Grupo de Gestão Estratégica da Informação do TCE está realizando auditoria temática na Junta Comercial e propôs a audiência com órgãos ligados à autarquia para indicar os entraves e propor medidas de fortalecimento da Jucepi.

Modernização do sistema, digitalização dos processos para facilitar o acesso às informações, bem como qualidade da estrutura e dos serviços, plano de cargos e salários e descentralização dos serviços para as macrorregiões do Estado foram alguns pontos destacados durante o encontro.

Para discutir o assunto, participaram da audiência o presidente da do TCE-PI, Luciano Nunes; presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto; controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira; presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI), Elias Caddah; presidente do Sindilojas, Luis Antonio Veloso; além de representantes de órgãos e entidades como Secretaria estadual de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Ministério Público de Contas, Receita Federal, Sebrae, Fecomércio e Conselho Regional de Economia (Corecon).

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, se fez presente na audiência e, na ocasião, ofereceu o apoio da Controladoria para ajudar na melhoria da gestão da Jucepi. De acordo com o controlador, a Junta Comercial precisa se modernizar e orientou sobre as ações que possam contribuir para a eficiência da gestão do órgão.

audiencia-jucepi-no-tce

“Para que o processo de mudança se efetive, é preciso um tripé. O primeiro deles é a vontade política. O governador foi lá, e esse foi o primeiro passo. O segundo pilar é a alteração da cultura; para isso precisa fazer trabalho com as pessoas, mudar a mentalidade, verificar esses gargalos e superá-los. O outro ponto é a questão dos sistemas. É preciso investir na modernização, informatizar os processos, para dar mais agilidade aos serviços”, disse o controlador-geral do Estado que se dispôs a ajudar a Junta Comercial.

“Colocamos a Controladoria à disposição, com o compromisso de contribuir para a melhoria da gestão pública. Inclusive, isso faz parte do nosso planejamento estratégico”, completou o controlador.

audiencia-jucepi-no-tce3

Em visita à Junta Comercial, na última segunda-feira (27), o governador Wellington Dias garantiu a liberação de recursos para a modernização da autarquia e anunciou investimentos para a descentralização dos serviços da Jucepi para que o órgão tenha maior presença nas cinco macrorregiões do Estado como Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

O trabalho final da auditoria deve ficar pronto em julho deste ano, quando serão encaminhadas as recomendações a serem adotadas pela JUCEPI para garantir uma prestação de serviço eficaz, que facilite a vida dos empresários piauienses.