Mapa do SiteOutlook Mail

Aplicativo Gestão Transparente já está disponível para download

PDF Imprimir E-mail

O Governo do Estado do Piauí lançou, na manhã desta terça-feira (07), o aplicativo Gestão Transparente, que visa aumentar a interação do cidadão com o poder público. O software já está disponível para download nas lojas virtuais e pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets, com sistema operacional Adroid. Dentro dos próximos dias também estará disponível para aparelhos com sistema IOS.

Durante o evento, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Ouvidoria-Geral do Estado e a Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCOM) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que atribuiu as responsabilidades de cada ente envolvido na atualização do aplicativo.

aplicativo20706

aplicativo30706

aplicativo40706

aplicativo50706

Caberá à Ouvidoria atender e acompanhar todos os pedidos realizados pelo aplicativo Gestão Transparente efetuando e gerenciando os devidos encaminhamentos quando necessário; à CCOM, divulgar as principais ações do Governo do Estado e acompanhar a avaliação dessas ações por parte da sociedade; e à CGE juntamente com a Uespi, (idealizadoras do aplicativo), realizar manutenções técnicas preventivas, corretivas e evolutivas no aplicativo Gestão Transparente com vistas ao seu funcionamento adequado.

Para o governador Wellington Dias, o Estado é um prestador de serviços. "Tudo que o Estado faz é prestar serviços, devemos prestar cada vez mais melhores serviços e a participação do cidadão nesse processo é fundamental", afirma o chefe do executivo estadual. Ele relembrou, ainda, uma frase que ouviu quando foi deputado federal e presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados: "É o olho do cidadão que faz a fiscalização". Segundo Dias, é essa a proposta da ferramenta.

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, explicou como funciona o aplicativo. “O aplicativo tem três principais funcionalidades. Além de dar condições ao cidadão de acompanhar as ações de governo por meio das informações que já são disponibilizadas pelo Portal da Transparência, é possível acompanhar notícias dos órgãos estaduais. O programa também permite à população se manifestar enviando sugestões, elogios, críticas e denúncias de forma a propiciar uma gestão mais participativa”, disse 

aplicativo80706

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, enfatiza que essa é uma ação do Estado, que envolve os três órgãos, mas o cidadão tem papel importante para fortalecer o controle social. “Cabe ao poder público propiciar ferramentas para que a população participe cada vez mais das atividades públicas e esse aplicativo vem a concretizar esse objetivo da Controladoria, que também é uma diretriz do Governador. Muitas vezes a Controladoria e demais órgãos não têm um braço para atuar em todo o Estado do Piauí. A intenção é fazer com que cada cidadão ajude a fiscalizar e avaliar as ações do Poder Executivo”, reforçou. 

aplicativo60706

A ouvidora-geral Soraya Castelo Branco declara que a Ouvidoria está pronta para atender as demandas que chegarem via aplicativo. “Já era um sonho da Ouvidoria ter um aplicativo e oferecer mais uma ferramenta inovadora para ter contato direto com o cidadão, foi com muita alegria que recebemos o convite da Controladoria. A Ouvidoria tem fortalecido os canais de comunicação e estamos à disposição para receber as manifestações”, disse.

Participaram da solenidade, os secretários de Administração e Previdência, Franzé Silva; de Educação, Rejane Dias; de Governo, Merlong Solano; vice-reitora da Uespi, Bárbara Melo; coordenador de Comunicação, João Rodrigues; vice-governadora Margarete Coelho;  diretor do Detran, Arão Lobão; presidente da Comissão de Controle da Atividade Pública da OAB, Luiz Arthur Serra Lula, representando a entidade; Bruno Batista, representando a Controladoria-Geral do Município, deputados Dr. Hélio e Joel Rodrigues; ATI, além de auditores da Controladoria. 

aplicativo90706

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar