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Aplicativo é apresentado para CCom e Ouvidoria Geral do Estado

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O aplicativo de interação entre o poder público e a sociedade, desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE) está prestes a ser lançado. 

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Na manhã da segunda-feira (15), os dois órgãos apresentaram a ferramenta para a Ouvidoria-Geral do Estado e Coordenadoria de Comunicação (CCom). A proposta é que cada órgão contribua para a atualização do aplicativo.

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Um integrante do Projeto Cuia, da Uespi, e o professor de Ciências da Computação da Uespi, José Bringel Filho apresentaram o projeto que está 90% concluído. Por meio da ferramenta, o cidadão poderá enviar críticas, sugestões, denúncias, elogios e reclamações, além de poder realizar pedidos de informação, uma extensão do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC). A interação poderá ser feita pelas ferramentas já conhecidas dos usuários de tecnologia móvel como o botão 'curtir', 'comentar' e 'compartilhar', além de poderem enviar áudios, vídeos, textos e fotos. 

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De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, a reunião foi fundamental para definir a atuação dos órgãos para que o aplicativo esteja sempre atualizado. A Controladoria será o órgão responsável pelo gerenciamento do aplicativo.​

"Vamos trabalhar em três frentes. A primeira delas é apresentação das ações do Governo, que ficará sob responsabilidade da CCom. A função de interação do cidadão com o Poder Público, por meio do envio de críticas, sugestões, denúncias, etc., ficará a cargo da Ouvidoria. A terceira linha, que envolve a CGE diz respeito ao acesso à informação e transparência. Iremos acrescentar alguns módulos do Portal da Transparência, o Sistema de Informação ao Cidadão e coordenar a utilização do aplicativo como um todo", explicou.

Márcio Barros destaca que o principal objetivo é aumentar a participação social nas ações do Governo e aproximar o cidadão da gestão pública.

"Já temos ferramentas como o Portal da Transparência, o Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), que a lei exige. Queremos ir além, queremos aumentar a forma de interação do cidadão com o poder público e em virtude disso estamos lançando esse aplicativo. Isso é uma maneira do cidadão saber da atuação do Governo e a população vai poder interagir, concordando ou discordando. Dessa forma, teremos um controle social maior das ações do Governo e uma interação maior do cidadão com o poder público", completou.

O aplicativo ainda não tem nome definido, mas deve ser lançado ainda neste semestre. A ferramenta estará disponível na Play Store, loja online de aplicativos do Google, e poderá ser baixado gratuitamente por meio de aparelhos móveis como celular e tablet.  

Antes da reunião, o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes recebeu a ouvidora-geral Soraya Castelo Branco e reforçou a parceria com o órgão para o desenvolvimento do aplicativo. 

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Escrito por Virgínia Santos   
 

Comentários  

 
0 # Clara 18-02-2016 10:13
Parabéns, pela ferramento de interação entre governo e a população, com o objetivo de informar e tranparecer suas ações!!!
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