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Aplicativo de interação social recebe nome Gestão Transparente

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Uma ferramenta para aumentar a interação entre o cidadão com o Governo do Estado. Este é o objetivo da Controladoria-Geral do Estado ao desenvolver um aplicativo que será mais um canal de comunicação para o cidadão. O software já tem nome definido: Gestão Transparente.

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O aplicativo está sendo desenvolvido pela CGE, juntamente com a Universidade Estadual do Piauí, por meio do CUIA (Centro Unificado de Informação Aplicada) e conta com o apoio da Ouvidoria-Geral e da Coordenadoria de Comunicação (CCom). A previsão é que seja lançado ainda neste semestre.

Por meio da ferramenta, o cidadão poderá enviar críticas, sugestões, denúncias, elogios e reclamações. A interação poderá ser feita pelas opções de curtir, comentar e compartilhar, comuns em diversas redes sociais, além do envio de áudios, vídeos, textos e fotos, em anexo.

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, explica que as informações recebidas pelo aplicativo serão importantes para o cidadão, que terá mais um canal de comunicação com o Governo e para o poder público que poderá avaliar e traçar estratégias para maior efetividade das ações do governo.

“Outra grande vantagem do aplicativo é a sua capilaridade, pois de norte a sul do Piauí, o cidadão poderá enviar críticas, sugestões, denúncias e elogios. Também será importante para o Estado, pois a ferramenta permitirá sistematizar esses pedidos de informações e avaliar o que a população está demandando mais, e dessa forma, planejar e melhorar as ações de governo”, disse.

A atualização do aplicativo também está bem definida: caberá à CGE gerenciar o aplicativo; à Ouvidoria, receber e apurar as denúncias, críticas e sugestões e à CCOM fazer a divulgação das ações do governo.

Márcio Barros explica que o aplicativo também permitirá o envio de pedidos de informação aos órgãos do Estado. “Vamos incluir no aplicativo um módulo do e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão). Com o aplicativo queremos aumentar a participação social no Governo e aproximar o cidadão da gestão pública”, completou Márcio Barros.

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes reforça a importância de incentivar a participação do cidadão nas ações do Governo.

“Não basta só o poder público mostrar seus dados, é preciso permitir que o cidadão participe, por meio de críticas, sugestões, denúncias e elogios. Entendemos que com esse aplicativo, a população vai estar mais presente, vai poder acompanhar melhor as ações do Governo, a transparência dos seus dados e vai poder interagir mais. Essa é uma das diretrizes da Controladoria, referendada pelo próprio governador, de tornar a população mais próxima do Poder Executivo, no que tange à transparência, fomentar o exercício da cidadania e do controle social por parte da população”.

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Escrito por Virgínia Santos   
 

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