Mapa do SiteOutlook Mail

Alunos da UFPI conhecem ferramentas de transparência do Governo Estadual

PDF Imprimir E-mail

Na manhã desta quinta-feira (27), 14 estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conheceram as ações de controle e transparência executadas pelo Governo do Estado.

palestra-estudantes2

Os auditores governamentais da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Márcio Barros e Darcy Siqueira apresentaram aos estudantes as ferramentas tecnológicas que auxiliam o cidadão ao exercício do controle social, a exemplo do Portal da Transparência, Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o aplicativo Gestão Transparente, todos gerenciados pela CGE.

A iniciativa faz parte do projeto de extensão da UFPI “Controle Social dos Recursos Públicos”, que visa a disseminar na comunidade acadêmica teresinense e na sociedade o exercício efetivo do controle social.

“Vemos que algumas ferramentas de controle estão disponíveis, mas, muitas vezes, as pessoas não conseguem usá-las, por isso buscamos nos aperfeiçoar com esse treinamento para que mais pessoas possam exercer a cidadania, efetivamente”, destaca o estudante do 7º período do curso, Ícaro Leão.

palestra-estudantes3

O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, mostrou como funcionam as ferramentas de acesso à informação e exaltou a iniciativa dos estudantes.

“A palestra foi bastante interessante, pois pudemos mostrar a importância da participação da comunidade. Por ser uma iniciativa que partiu dos próprios alunos, eles poderão atuar como multiplicadores, tanto apresentando as ferramentas de controle social disponíveis como divulgando para o cidadão o seu direito de acesso à informação garantido por lei”.

O auditor Darcy Siqueira abordou em sua palestra os mecanismos de controle social onde enfatizou o engajamento da sociedade e capacitação para o controle da gestão pública.

palestra-estudantes1

“O ativismo digital é também uma ferramenta de controle, que utiliza as redes sociais para formar disseminadores. Nós enfatizamos a importância desses alunos se engajarem mais, terem participação proativa, no sentido de pesquisar e analisar como recursos públicos estão sendo aplicados e se estão sendo utilizados de forma eficiente”.

Escrito por Virgínia Santos   
 

Adicionar comentário

Será rejeitada a mensagem que desrespeitar a lei, apresente linguagem ou material obsceno ou ofensivo, seja de origem duvidosa, tenha finalidade comercial ou não se enquadrem no contexto do sítio. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores.


Código de segurança
Atualizar